Nutrição

Quais suplementos são indispensáveis para a hipertrofia?

Os melhores suplementos para hipertrofia são os indispensáveis para você atingir o seu objetivo.

A importância da hipertrofia

Embora possa parecer estranho para algumas pessoas, existem várias razões pelas quais alguns indivíduos têm a ideia de aumentar seu peso muscular, como por exemplo, um atleta de fisiculturismo em fase de ganho de peso (improvement season).

Atletas que buscam melhorar o desempenho esportivo em modalidades que dependem de explosão e força e até mesmo pacientes que combatem os sintomas de baixo peso ou caquexia causada por alguma doença e por assim dizer, ganhar músculos ou pelo menos manter, é um sinal de qualidade de vida.

Ganhar massa de forma saudável

Independentemente disso, é importante ganhar peso de uma maneira que não prejudique a saúde geral, com um equilíbrio de práticas saudáveis ​​​​de dieta e estilo de vida.

Os pacientes que tentam ganhar peso pode querer priorizar o equilíbrio da massa muscular e da gordura subcutânea (ou seja, saudável) em vez da gordura visceral, pois é muito comum ganhar gordura e músculos em superavit calórico.

Também é importante consultar um nutricionista para uma avaliação e desenvolvimento de um plano nutricional adicionado de treino de força para atingir seu peso alvo.

Organização das calorias

Antes de pensarmos em suplementos é importante salientar a organização das calorias totais da dieta bem como o encaixe dos macronutrientes dentro deste contexto calórico.

Sabemos que uma quantidade de calorias por quilograma de peso é estabelecido na literatura e temos uma variabilidade grande nesse número dependendo da característica de cada pessoa. Em média, uma dieta com 40 a 60 kg calorias já pode servir para um suporte de ganho de massa muscular em determinados indivíduos.

Carboidrato

O macro Carboidrato é extremamente importante para o suporte energético, a produção de glicogênio muscular e sua recuperação pós-treino, visando o aporte diário, pois sua demanda é constante para a construção muscular.

As quantidades de carboidrato em pessoas fisicamente ativas que visam o ganho de massa muscular podem variar de 6 a 10 g de carbo/kg/dia.

Proteínas

As proteínas, como já se sabe, são o macro que participa da construção das novas fibras musculares, ajudando na produção de enzimas e tecidos de todas as estruturas corporais.

Assim, são extremamente importantes para suportar a síntese proteica muscular constante e evitar ao máximo o catabolismo.

Suas quantidades giram em torno de 1,6 a 2,2g/kg/dia.

Os lipídios são importantes dentro do contexto calórico, pois uma quantidade de 1g/kg/dia, ajuda na produção hormonal e absorção de vitaminas importantes para o funcionamento do nosso corpo, bem como suporte para a atividade do sistema imunológico.

Melhores suplementos para hipertrofia

Com relação à lista dos suplementos indispensáveis para o ganho de massa muscular podemos colocar aqui proteínas isoladas como whey protein e proteína veganas isoladas, que fazem parte do total proteico calculado.

A suplementação de creatina (3-5g/dia) para o suporte de creatina fosfato (CP) muscular e aumentar a intensidade dos treinos.

A beta alanina (2-4g/dia) é um componente tamponante que também ajuda na intensidade e na manutenção de força nos treinamentos mais intensos.
A vitamina D (2000ui + /dia) participa de síntese proteica, síntese da massa óssea e também para liberação do sistema imunológico e o ômega 3 (1-3g/dia), uma fonte de lipídios de boa qualidade que ajuda na renovação de membranas musculares e nos mecanismos de síntese proteica muscular.

author-avatar

Sobre Felipe Donatto

Felipe Fedrizzi Donatto é nutricionista esportivo, Mestre em Educação Física pela UNIMEP e Doutor em Ciências pelo ICB-USP. Nutricionista e Expert MaxTitanium. Professor de pós graduação em nutrição esportiva, nutrição clínica, fitoterapia e fisiologia do exercício. Palestrante internacional IFBB e Speaker ISSN EUA. Possui artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais e ministra conferências ao redor do mundo como EUA, Dubai, Peru e Colômbia.